domingo, 20 de junho de 2010

TIPOS DE CLIMAS DO MUNDO E CORRENTES MARITIMAS





CLIMAS E CORRENTES MARÍTIMAS.

Corrente Marítima



As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.


As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, conseqüentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.






  TIPOS DE CLIMAS DO MUNDO( DE ACORDO COM A TEMPERATURA)

                                

                                     Climas Quentes


Os climas quentes localizam-se, sensivelmente na zona compreendida entre os trópicos (intertropical) e subdividem-se em três grandes tipos:


1) Clima Equatorial

A temperaturas médias mensais variam pouco ao longo do ano. A temperatura média é cerca de 25ºC. A amplitude térmica anual é muito reduzida.


A precipitação é abundante durante todo o ano, não existindo nenhum período seco.


Não existem estações diferenciadas.


2)Clima Tropical


As temperaturas médias mensais são elevadas e geralmente superiores às do clima equatorial. A amplitude térmica é baixa, não ultrapassando os 10ºC.


A precipitação distribui-se de forma irregular ao longo do ano, o que permite distinguir duas estações: a seca e a húmida. Se a estação húmida for a mais prolongada trata-se do clima tropical húmido. Se a estação seca for a mais prolongada então estamos na presença do clima tropical seco.


Existem duas estações: a húmida e a seca.


3)Clima Desértico Quente


As temperaturas médias mensais são bastante elevadas, podendo ultrapassar os 35ºC (na estação quente).

A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária.


A precipitação é escassa e muito irregular. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, num curto período de tempo.


As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.


                            CLIMAS FRIOS.

    Os climas frios localizam-se em latitudes elevadas, sensivelmente a partir de 55º ou 60º até aos pólos. Os climas frios subdividem-se em:

                                         

1)Clima Continental Frio

As temperaturas médias mensais são baixas, não ultrapassando os 15ºC no Verão. No Inverno as temperaturas médias mensais são sempre negativas, atingindo valores inferiores a -20ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada.
A precipitação é escassa e ocorre principalmente no Verão.


Existem duas estações: o Verão e o Inverno


2) Clima Desértico Frio.


No Verão as temperaturas médias mensais são elevadas e no Inverno são baixas. A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a diurna.
A precipitação é muito reduzida e ocorre, principalmente, no Verão. No Inverno ocorre sob a forma de neve.


Existem duas estações.


   3) Clima Subártico


O Verão é curto e pouco quente. O Inverno é muito frio e longo. As temperaturas médias mensais são por vezes inferiores a - 40ºC. A amplitude térmica anual é elevada.


A precipitação anual é muito baixa. os valores mais elevados registam-se nos meses menos frios. A fraca precipitação que ocorre no Inverno é, geralmente, sob a forma de neve.


Existem duas estações.


4) Clima Polar.


As temperaturas médias mensais são muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores inferiores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias raramente ultrapassam os 10ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada.


A precipitação é muito reduzida, ocorrendo, sobretudo, na estação mais quente.


Existem duas estações.


  
                      Climas Temperados




      OS climas temperados localizam-se, sensivelmente, entre os trópicos e os círculos polares de cada hemisfério. Caracterizam-se por terem temperaturas intermédias entre as da zona intertropical (sempre elevadas) e as das zonas polares (constantemente baixas). As precipitações são também moderadas.


Os climas temperados têm quatro estações: o Inverno é a estação mais fria, o Verão é a estação mais quente , a Primavera e o Outono são as estações de transição.


Os climas temperados subdividem-se em quatro tipos:


1)Clima Subtropical Húmido


O Verão é quente. A temperatura média do mês mais quente ultrapassa, frequentemente, os 22ºC. O Inverno tem temperaturas moderadas, raramente inferiores a 0ºC. A amplitude térmica anual não é muito elevada.


A precipitação é abundante e regular durante todo o ano, sendo, contudo, mais intensa no Verão.


Existem quatro estações.


2)Clima Temperado Mediterrânico


O Verão caracteriza-se por ser longo e quente. As temperaturas médias mensais oscilam entre os 18ºC e os 25ºC. Porém, a temperatura máxima pode atingir os 40ºC. O Inverno é curto, com temperaturas amenas, raramente inferiores a 8ºC. A amplitude térmica anual é pouco acentuada.


A precipitação é escassa e irregular, concentrando-se nos meses de Outono e de Inverno.


Existem quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.


3)Clima Temperado Marítimo


O Verão é fresco. As temperaturas médias mensais variam entre os 15ºC e os 20ºC. No Inverno as temperaturas são moderadas, geralmente, superiores a 5ºC. A amplitude térmica anual é reduzida.


A precipitação é abundante e distribui-se de forma regular ao longo do ano, embora se registem valores mais elevados no Outono e Inverno.


Existem quatro estações.


4)Clima Temperado Continental


O Verão é curto e relativamente quente. O Inverno é longo e muito frio. As temperaturas podem ser inferiores a -15ºC. A amplitude térmica anual é elevada, podendo ultrapassar os 30ºC.


A precipitação anual não é muito elevada, concentrando-se, principalmente nos meses de Verão. No Inverno ocorre, frequentemente, sob a forma de neve ou granizo.


Existem quatro estações


               Climas de Altitude


O Clima de altitude encontra-se em todas as áreas de altitude elevada. A altitude é um factor que condiciona a variação da temperatura e da precipitação: a temperatura diminui com o aumento da altitude (6,4ºC por cada 1000 metros) e a precipitação aumenta até um determinado nível.


O Verão é muito curto, com temperaturas que raramente ultrapassam os 10ºC. O Inverno é muito frio. A amplitude térmica anual não é muito elevada.


A precipitação anual é muito abundante, ocorrendo, frequentemente, sob a forma de neve



































Nenhum comentário:

Postar um comentário