quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hidrografia das Arauc�rias ( Regi�o Sul)





A regi�o Sul � abrangida pelas bacias hidrogr�ficas do Paran�, do Uruguai e do Atl�ntico Sul. Os rios da regi�o s�o aproveitados para a navega��o, irriga��o de �reas de agricultura, abastecimento urbano e gera��o de energia. Dos rios da regi�o destacam-se: o Jacu� e o Uruguai no RS; o Itaja� em SC; o Igua�u e o Paran� no PR.
O rio Paran� � importante na regi�o Sul, sendo aproveitado como via de transporte e para a produ��o de energia el�trica. Nele foi constru�da a usina hidrel�trica de Itaipu, a maior do mundo em opera��o.













O Clima das Arauc�rias.

O clima predominante nessa regi�o � o subtropical, respons�vel pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Com exce��o do norte do Paran�, onde predomina o clima tropical. Na regi�o Sul temos duas esta��es bem definidas :O inverno costuma ser bastante frio, com
geadas freq�entes em quase todas as �reas, e em locais de altitudes mais altas, queda de neve. As chuvas, em praticamente toda a regi�o, distribuem-se com relativa regularidade pelo ano inteiro. E com chuvas que caem principalmente no ver�o.Os ventos tamb�m afetam as temperaturas. No ver�o, sopram os ventos al�sios vindos do Sudeste, que por serem quentes e �midos, provocam baixas temperaturas, seguidas de fortes chuvas; no inverno, as frentes frias s�o geralmente seguidas de massas de ar vindas do P�lo Sul e trazem um vento muito frio chamado de minuano ou pampeiro.





















Neve na Cidade S�o Joaquim ( SC) Sul do Neve no Planalto Serrano ( SC)
Brasil.





Vegeta��o da regi�o Sul.

Na regi�o Sul � predominante os campos (ou pampas) no sul do estado do Rio Grande do Sul, tipo de vegeta��o rica em capim-gordura e gram�neas, as zonas litor�neas ocupam o litoral principalmente a partir do litoral sul de Santa Catarina, que abriga esp�cies de portes baixos e v�rios tipos de mangue, a mata atl�ntica, um bioma que ocupava quase 33,54% do territ�rio nacional atualmente ocupa desde o litoral do Rio Grande do Sul estendendo-se pelas fronteiras das matas das arauc�rias, que ocupam desde o centro-norte do Rio Grande do Sul passando pelo interior de Santa Catarina passando por todo o centro do Paran�, e com o nome popular sugere � composta principalmente por arauc�rias, que possuem folhas finas e alongadas.
Mesmo assim a regi�o � a segunda regi�o no ranking de desmatamento, 89,76% da sua corretora vegetal est� desmatada





Nenhum comentário:

Postar um comentário