terça-feira, 11 de maio de 2010

Domínio da Caatinga


Caa=Mata  + tinga=branca = floresta branca
Relevo e chuvas  da Caatinga - Depressão
       O planalto é uma grande barreira para as nuvens carregadas de umidade que vêm do oceano Atlântico em direção ao interior. Quando essas nuvens encontram este "paredão", elas se condensam, provocando chuvas nas regiões mais baixas do lado oriental do planalto, ou seja, o lado voltado para o oceano. As nuvens não conseguem ultrapassar o planalto da Borborema. Isto dificulta a ocorrência de chuvas do lado ocidental, que é marcado pela seca. Este lado seco é o que faz parte do bioma caatinga.
     
Foto do planalto da Borborema

Aprendendo mais!
De acordo com o texto e a imagem , descreva o que você entendeu da dificuldade da chuva para chegar no sertão nordestino.
Faça um comentário sobre esse fenômeno.

Vegetação da caatinga ( clima semi- árido)
Características do clima da Caatinga-
Clima da Caatinga
O clima é semi-árido, com temperaturas médias anuais compreendidas entre 27ºC e 29ºC e com médias pluviométricas inferiores aos 800 mm. A rigidez climática das caatingas é conferida principalmente pela irregularidade na distribuição destas chuvas no tempo e no espaço.A paisagem mais comum da Caatinga é a que ela apresenta durante a seca. Na estação seca a temperatura do solo pode chegar até 60°C
A Caatinga é dominada por tipos de vegetação com características xerofíticas – formações vegetais secas, que compõem uma paisagem cálida e espinhosa – com estratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio (3 a 7 metros de altura), com grande quantidade de plantas espinhosas entremeadas de outras espécies como as cactáceas e as bromeliáceas.

Vegetação
A perda das folhas da vegetação da Caatinga é estratégica. Sem folhas, as plantas reduzem a superfície de evaporação quando falta água.
A maioria das vegetações na Caatinga possuem espinhos para proteger a água armazenada dentro dela.
A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez.
As variações em temperatura são muito menos extremas durante a estação chuvosa, e também durante certos períodos quando a neblina se forma, especialmente à noite nas áreas de maior altitude, durante a estação seca. Não é incomum se observar pesadas formações de nuvens ou neblina nas regiões mais altas no início da manhã, durante a estação seca, o que resulta em menos de cinco horas de insolação por dia no planalto, enquanto que as áreas de planície circunvizinhas possuem uma taxa mais alta de insolação diária, sete horas ou mais.

A região planáltica é composta de arenito metamorfoseado derivado de rochas sedimentares areníticas e quartzíticas consolidadas na era Proterozóica média; uma concentração alta de óxido férreo dá a estas rochas uma cor de rosa a avermelhada. Os solos gerados a partir da decomposição do arenito são extremamente pobres em nutrientes e altamente ácidos, formando depósitos arenosos ou pedregosos rasos, que se tornam mais profundos onde a topografia permite; afloramentos rochosos são uma característica comum das áreas mais altas.




A caatinga é um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas (espécies caducifólias), além de muitas cactáceas.





Localização da Caatinga

Bacias hidrográficas da Caatinga

A hidrografia da caatinga tem um grande número de rios, porém a maioria deles são temporários. O lençol freático é muito pobre, pois o solo da caatinga (cristalino) é pouco permeável, dificultando a infiltração da água, que permanece na superfície, porém é logo evaporada devida à alta temperatura média da região. A maioria dos rios são de planalto, com destaque para o rio São Francisco, que corta a região. Devido aos problemas de evaporação rápida da água, é grande o número de moradores do local que sofrem com a seca, e, por conta disso, o governa visa a transposição do São Francisco, que distribuirá melhor a água do rio para as populações que vivem o drama da seca na caatinga.
Obs: Rios temporários são aqueles que secam uma vez no ano
Principal Rio da Caatinga é o São Francisco, onde ele passa a agricultura, a pecuária e a vida das pessoas tem melhor qualidade, porem ele não passa por todo Sertão.

Animais

Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies animais, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados.

Anfíbios
48 tipos de sapos,rãs e pererecas são registrados na caatinga e nenhum deles é restrito no ecossistema.

Peixes
Foram localizadas em quatro de sete localidades do ecossitema, e foi encontrado e registrado espécies não nativas e uma exótica.Além da introdução de espécies, a formação de pequenas represas para irrigação constituíram-se nas maiores formas de agressão na fauna acquática.

Répteis
Os lagartos e serpentes observados na caatinga foram típicos desse ambiente semi-árido.
Aves
Uma das espécies de aves mais características e fácil de ser vista em áreas de caatinga é o periquito-vaqueiro, ou suiá (Aratinga cactorum).Os pequenos grupos voam fazendo um grande estardalhaço.


Periquito-Vaqueiro



Mamíferos
144 espécies, 9 são exclusivas, a existência de 80 a 86 espécies. Das 144 espécies registradas quase metade é composta por morcegos. Segundo especialistas, que há 14 anos de pesquisas os mamíferos da caatinga, das 19 espécies que seriam restritas, apenas nove permanecem na lista: Duas espécies de morcegos: Xeronycteris vieniai e Micronycteris, o primata guigó-da-caatinga entre outros.

12 comentários:

  1. eu fis coco quen quer come-lo?
    eu sou diva e vou dar um milhão para quem comer ele...
    parece que o meu butão raio pq o meu coco saiu igual a uma esfirra
    gente se lembram de quando vcs foran comer alguma esfirra lembren

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. gente quer postar comentario posta coisa que presta seus burros

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. o comentario de vcs nao tem nada a ver seus burros .usa a cabeça pra pensar coisas q presta e a boca pra produzilas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou muito nas minhas pesquisas...Relamente me ajudou bastante..

      Excluir
  5. Ajudou muito a minha filha na pesquisa só a caatinga.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado. Ajudou muito na minha pesquisa!

    ResponderExcluir