domingo, 16 de maio de 2010

As consequências dos aquecimento global

O aquecimento global pode gerar várias consequências para o cotidiano do planeta. A cobertura de gelo do Ártico e da Groenlândia, por exemplo, estão diminuindo em um ritmo de 8% ao ano há três décadas. Em 2005, a camada de gelo já era 20% menor do que em 1979: isso equivale a uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados (igual a soma dos territórios da França, Alemanha e Reino Unido).
O derretimento da cobertura de gelo no Ártico pode causar a extinção dos ursos polares.





No Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento aconteceu em apenas 2% da Antártida. Na região, a temperatura média da Antártida é de 40 graus negativos.

Outras mudanças que vêm sendo percebidas e consideradas resultado do aquecimento global são:

- o aumento da ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), que dobrou nos últimos 35 anos.

- a elevação do nível do mar. Os cientistas acreditam que esta elevação está entre 10 e 25 centímetro em relação ao início do século XX.

- o avanço das áreas de desertos: o total de áreas secas no planeta dobrou em 30 anos. Só na China as áreas desérticas avançam 10 mil quilômetros quadrados por ano.

O aumento dos desertos do planeta também é visto como conseqüência do aquecimento global.



Os efeitos mais devastadores, no entanto, seriam os efeitos na biodiversidade. Muitos ecossistemas são delicados, e a menor mudança pode matar diversas espécies, assim como quaisquer outras que delas dependam. Como a maioria dos ecossistemas está interligada, a reação em cadeia dos efeitos é difícil de ser dimensionada.

Menos neve , mais tempestade


Além da medição de temperaturas, que vem sendo feita por várias estações meteorológicas em todo o globo desde 1860, outra importante evidência do aquecimento global vem da observação da variação da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.

Dados de satélite mostram que, desde a década de 1960, a área do planeta coberta por neve teve uma diminuição de 10%. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu cerca de 10% a 15% desde 1950, e houve retração das camadas glaciais e da cobertura de neve das montanhas em regiões não polares durante todo o século XX.


O planeta mais quente


O Protocolo de Quioto e o efeito estufa

Os gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa – CO2, metano, óxido de azoto e CFCs – são produzidos em grande parte pela queima de combustíveis fósseis e por outros processos industriais. Por isso, falar em controle do aquecimento global representa controlar também as fontes de emissão desses gases. Do contrário, a humanidade correrá o risco de ver a temperatura da Terra aumentar indefinidamente, provocando catástrofes naturais jamais registradas no planeta.
__________________________________________

Saiba mais

Amplie seus conhecimentos sobre o aquecimento global lendo esses conteúdos publicados no Klick Educação:

Planeta discute mudanças no clima
O protocolo de Quioto, a posição dos países e o que o Brasil está fazendo a respeito.

Atmosfera
Como é composta a atmosfera terrestre e a importância do seu equilíbrio.

O gás protetor do planeta
A importância da camada de ozônio para a manutenção da vida na Terra.

A química do efeito estufa
Como os gases da atmosfera reagem, gerando o efeito estufa.

Para saber mais:

Visite a página do Ministério da Ciência e Tecnologia sobre as questões de mudanças climáticas.
__________________________________________

Gabarito

1 - O que é o aquecimento global?

a) É o aumento da temperatura dos oceanos do planeta, causando o degelo dos polos.

b) É o aumento da temperatura dos continentes da Terra, contribuindo para a alteração do clima.


2 - Os cientistas acreditam que algumas atividades humanas são responsáveis pelo aquecimento global. Por quê?

a) Porque o uso de combustíveis fósseis e outros processos industriais estão causando a acumulação na atmosfera de gases propícios ao efeito estufa, como o CO2, o metano, o óxido de azoto e os CFCs.

b) Porque a prática de queimadas, para abrir áreas de florestas e transformá-las em pastos para o gado, causa um aumento geral da temperatura da atmosfera, atingindo níveis globais.

c) Porque com o aumento descontrolado da população humana, cada vez mais torna-se comum o uso de combustíveis fósseis. A queima desses combustíveis aumenta a temperatura do globo.


3 - São evidências do aquecimento global:

a) A observação da variação da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas.

b) O aumento do nível global dos mares, das precipitações e da cobertura de nuvens.

c) Todas as anteriores.


4 - Qual o principal compromisso do Protocolo de Quioto?

a) O estudo sistemático das causas do aquecimento global.

b) A redução das emissões de CO2 em 5,2% em relação aos níveis de 1990.

c) A tomada de consciência dos governos de que a poluição não pode continuar nos níveis atuais.


5 - O que é o MDL?

a) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que permite aos países desenvolvidos investir em projetos energéticos ou florestais que tenham como objetivo a redução de emissões.

b) Mecanismo de Desenvolvimento Leal, que permite aos países medir honestamente suas emissões de CO2 e, assim, controlar o cumprimento ou não do Protocolo de Quioto.

c) Mecanismo de Desarmamento Letal, que permite aos países pararem de fabricar armas de destruição em massa, que além de irem contra os direitos humanos são fatais para o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário