domingo, 30 de maio de 2010

FALHAMENTOS DO RELEVO

2. Falhamentos: Parecido com os dobramentos, mas se rompe no seu processo, ocorrendo fraturas / fendas / brechas.



EXS: Los Angeles (E.U. A)


DOBRAMENTOS DO RELEVO.

                                         DOBRAMENTOS DO RELEVO


1. Dobramentos: Rochas flexíveis que dobram sem se romper.



EXS: Cordilheira dos Andes/ Himalaia.

PLACAS TECTONICAS


                DINÂMICA DAS PLACAS
* Placas Tectônicas: São grandes blocos que formam a crosta e flutuam sobre o magma, movimentando – se lentamente alguns centímetros por ano; ao raspar ou bater em placas vizinhas, acontecem os abalos ou tremores de terra; nesse fenômeno encontramos dois tipos de transformações do relevo importante
 

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA



1. Crosta: Parte mais sólida (50 km de espessura e 100 graus de temperatura).



· Crosta Superior (Sial): Formada por Silício e Alumínio;


· Crosta Inferior (Sima): Formada por Silício e Magnésio;


2. Manto: Formada por magma, é a responsável pelas transformações na crosta (5000 km e 3000 graus).


3. Núcleo: É a parte Central, formada por Níquel e Ferro;


Núcleo Externo: Parte Líquida (5100 km e 4000 graus);


Núcleo Interno: Parte Sólida (acima dos 6000 graus).


               














DOBRAMENTOS DO RELEVO

      Dobramentos do relevo.
Os dobramentos são movimentos responsáveis pelo surgimento de regiões de grandes altitudes, das quais podemos destacar os Alpes, a Cordilheira dos Andes e do Himalaia, todas surgiram por meio do encontro entre duas placas litosféricas.



EROSAO

   As forças causam a quebra, o envolvimento, o derrube e o levantamento da crusta terrestre. No outro lado da batalha estão os processos naturais da degradação e erosão.

   Uma vez quebrada a rocha por causa da degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos pela água, gelo, vento, ou gravidade. Tudo o que acontece para fazer com que as rochas sejam transportadas chama-se erosão.




quarta-feira, 26 de maio de 2010

O circulo do Fogo do Pacífico

 O circulo do fogo Paçífico é a região de maior sismicidade da Terra, onde se concentram 95% dos vulcoes ativos do mundo. Tambem é a região onde se concentram a maioria dos terremotos resultantes do movimento convergente das placas tectônicas

                                                            Vulcao Vesúvio

O vulcão Merapi, situado a cerca de 450 quilômetros a leste de Jacarta, é um dos mais perigosos do anel de fogo do Pacífico. A Indonésia tem a maior densidade de vulcões do mundo. Em 1994, o Merapi matou 70 pessoas, a maioria depois da queda de cinzas quentes e outros materiais. Em 1930, causou a morte de 1.300 pessoas.


Uma violenta tempestade de raios, ocasionada por uma grande erupção
vulcânica. A fumaça expelida pela cratera cria nuvens altamente
carregadas de eletricidade nas imediações do vulcão. 



VULCANISMO

Os vulcões são estruturas onde ocorre a expulsão, de forma rápida, para a superfície da Terra, de matéria a alta temperatura provinda do interior da Terra, tanto no estado sólido, como no líquido ou gasoso.
Existem diversos tipos de vulcões, dependendo do tipo de actividade, sendo que os mais comuns são constituídos por:


Materiais Vulcânicos

Durante as erupções vulcânicas, como se disse, são libertados materiais que podem ser classificados de acordo com os diferentes estados da matéria em que se encontram.
Os materiais sólidos denominam-se piroclastos e podem ser classificados segundo o seu tamanho e forma. Os materiais líquidos, que resultam da expulsão para a superfície da crosta do magma, com libertação de gases, denominam-se lavas.


aurora boreal

É um fenômeno que ocorre em regiões polares do planeta e podem ser vistos a olho nu, no período entre o final d atarde e ínicio da noite.
Pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.
Este nome, auroroa boreal, foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora e seu filho Boreas.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mercosul





O Mercado comum do sul (Mercosul) é a união comoercial de cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.




Criação

 O mercosul foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Embora o acordo tenha sido criado em 1991, em 1980  o Brasil e a Argentina assinaram varios acordos comerciais com objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.


Avanços e Etapas


No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos não entraram neste acordo e possuem tarifação especial por serem considerados estratégicos ou por aguardarem legislação comercial específica.
Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflção. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.
 



Mercosul
Mercado Comum do Sul (Português)
Mercado Común del Sur (
Espanhol)
Ñemby Ñemuah (
Guarani)
Flag of Mercosur (Portuguese).svg
Flag of Mercosur.svg
Bandeira do Mercosul em português.Bandeira em espanhol.
Lema: Nosso norte é o Sul (Português)
Nuestro Norte es el Sur (Espanhol)
yvy mba'e yvate ojehegui (Guarani)
Hino nacional: Não tem
Gentílico: Mercosuleiro(a), Mercosulino(a)


Localização do Mercosul


Países membros do Mercosul (em verde)
CapitalMontevidéu
Cidade mais populosaSão Paulo
Língua oficialPortuguês, Espanhol e Guarani
Governon.a.
 - multilateral: (presidência rotativa pro tempore)Tabaré Ramón Vázquez Rosas, UY. (pro tempore)
Formação
 - Tratado de Assunção26 de Março de 1991 
 - Protocolo de Ouro Preto17 de Dezembro de 1994 
Área
 - Total12 794 686 ¹ km² ()
População
 - Estimativa de 2008267 386 382 ¹ hab. ()
 - Densidade20,86 ¹ hab./km² (154º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2007
 - TotalUS$3.070.543 ¹ ()
 - Per capitaUS$12,389 ¹ (59º)
Indicadores sociais
 - IDH (2007)Green Arrow Up Darker.svg 0,827 ² (50º) – elevado
MoedaPeso Argentino (ARS)
Real (Brasil)(BRL)
Guarani (Paraguai)(PYG)
Peso uruguaio (UYU)
Bolívar forte (VEB)
Boliviano (BOB)
Peso chileno (CLP)
Peso colombiano (COP)
Nuevo sol (Peru)(PEN)
Dólar americano(Equador) (USD) (4217)
Fuso horário-2 a -5 (UTC)
Cód. Internet.ar .br .uy .py .ve
Cód. telef.+54 55 595 598 58
Website governamentalwww.mercosur.int
¹ Se o Mercosul for considerado como um só país, incluindo a Venezuela, a qual não possui a sua entrada completamente aprovada.
² Resultado obtido através do produto da população percentual do país no Mercosul com o respectivo
IDH.
              



Economia



O valor estimado do PIB dos países do Mercosul utilizando o critério de Paridade do Poder de Compra (PPC). É utilizada como unidade monetária o dólar internacional. Dados do Banco Mundial sobre PIB e população.
PaísPIB (PPC) em milhõesPIB (PPC) per capitaPopulação(2007)IDH
Brasil2.013.89311.037189.011.8610,813
Argentina391.05414.55940.403.9430,866
 Venezuela223.4308.12526.085.2810,844
Uruguai41.33413.9173.447.9200,865
Paraguai34.0145.6386.667.8840,761
Total Mercosul13.003.72510.975*266.616.8490,821*
 Colômbia422.4838.89144.858.4340,807
 Chile227.87915.74516.285.0710,878
 Peru207.9857.41028.675.6280,806
Equador68.9395.02113.752.5930,806
 Bolívia30.0933.0629.119.3720,729
Total Mercosul23.961.1049.300*365.555.3520,846*
1 Somente Estados Partes
2 Estados Partes e Associados
* Nos cálculos de médias leva-se em conta o número de habitantes de cada país









Felipe Oliveira

TSUNAMI

Grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se desloca através do oceano até por milhares de quilômetros em alta velocidade, com grande comprimento de onda de pequena amplitude e que torna-se catastrófica ao atingir as profundidades menores das linhas de costa onde eleva-se a grande altura , invadindo violentamente as praias.

http://cienciaevida.atarde.com.br/wp-content/uploads/2009/09/afp-tsunami2.jpg

quinta-feira, 20 de maio de 2010

globalização

Processo tipico da segunda metade do seculo 10 que condus a crescente integracao das economias da sociedade de varios paises.
As novas tecnologias de comunicaçoes contribuem p/ globalização.


ass.:Gabriel Ribeiro de Oliveira.
            MATA DOS PINHAIS                                                              A MATA DOS Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é  floresta subtropical  pode ser encontrada na região SUL do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal de uma região de  CLIMA subtropical
 Como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. .
A abertura de novas áreas destinadas à agricultura e PECUÁRIA também tem contribuído para o desmatamento da Mata dos Pinhais.
 

O clima

O clima:O Brasil faz parte da zona intertropical, a mais quente  da Terra.Apresenta predominante climas quentes,que se caracterizam por temperaturas elevadas e alto índice de pluviosidade.
   O sertão nordestino, apresenta altas temperaturas  e chuvas  escassas,em decorrencia da influência do relevo e das massas de ar.
   A maior parte do território Brasileiro não há estação fria!!!!

O relevo

Desde o inicio de sua formação, há milhões de anos a superficie terrestre vem sofrendo constantes tranformação em virtudes da ação de forças internas e externas .O relevo terrestre é  o resultado da combinação da atuação dessas forças .No  Brasil a estutura geológicas formou-se há muito tempo a maior parte há mais de 300 milhões de anos.
     As planicies ocupam áreas restritas e entende-se basicamente ao longo das margens dos grandes  rios ,das lagoas e do litoral.                                                                                                                                                            


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rocha metamorfica

Rochas que se originaram atraves da deformaçao de rochas ígneas ou sedimentares devido à alteração das condições de pressao e temperatura. Estas sofrem processos no estado solido que dependendo da pressão e temperatura vão originar grãos minerais de composição muito diferente da original.

Rocha Magmatica

 mármores, granitos e ardósia.

Estas pedras, que se confundem na aparência, têm usos distintos em função de suas características próprias, cuja origem encontra-se na sua composição: o granito é uma rocha magmática formada de quartzo, feldspato e mica, com dureza acima de 6 na escala Mohs, enquanto o mármore é o nome de qualquer rocha carbonática de origem sedimentar ou metamórfica, composta de calcita ou dolomita, com dureza 3, o que o torna mais macio e, portanto, menos resistente a riscos que o granito.

     Outro fator que limita o uso do mármore é o carbonato presente em sua constituição, substância que reage com ácidos, mudando de cor.




    

Rocha Sedimentar

Tais rochas formam-se a partir do transporte, do acúmulo e da consolidação das partículas sedimentares (areia, lama). Fatores climáticos, como a chuva, o vento e o frio/calor, reduzem as rochas pré-existentes a fragmentos de tamanhos diversos. Esses fragmentos, chamados de partículas sedimentares, são agora transportados pelos rios, pelas geleiras e pelo vento e depositadas nos lagos, nas baías, nas lagunas, nos estuários, nos deltas e no fundo dos oceanos.   Um outro grupo de rochas sedimentares tem origem diferente, as chamadas rochas sedimentares orgânicas. São formadas pelo transporte, deposição e litificação de restos orgânicos, como, por exemplo, os depósitos de carvão. Finalmente, existem as rochas sedimentares químicas, ou seja, formadas pela precipitação de elementos químicos, tais como o carbonato de cálcio ou a halita (sal de cozinha). Nesse caso, os sais dissolvidos na água, principalmente dos lagos, lagunas ou mares rasos, quentes, se precipitam em decorrência da grande evaporação de água.

O Ciclo das rochas

O calor interno da Terra e a energia solar à superfície provocam movimentos e transferências de materiais geológicos determinando assim a constante renovação e destruição de materiais –  

O ciclo das rochas

Você viu que as rochas magmáticas são formadas tanto pela cristalização do magma no interior da terra como pela lava liberada dos vulcões. Mas as rochas magmáticas - e também as metamórficas - podem ser quebradas em pequenos pedaços ou fragmentos que se acumulam em camadas de sedimentos e acabam se transformando, por compressão, em rochas sedimentares. Finalmente, você viu também que as rochas sedimentares e também as magmáticas, sob a ação de altas temperaturas e pressão, podem se transformar em rochas metamórficas.
Mas, se uma rocha metamórfica for derretida, ela pode novamente se tornar uma rocha magmática! Essas mudanças formam, portanto, um ciclo em que uma rocha, ao longo de muito tempo, pode se transformar em outra. É o ciclo das rochas.
Como o solo se formou
A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar. Tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações químicas. Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou. E é dessa mesma maneira que está continuamente se remodelando.
Os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo. Acompanhe o esquema abaixo:

  1. A chuva e o vento desintegram as rochas.
  2. Pedaços de liquens ou sementes são levados pelo vento para uma região sem vida. A instalação e a reprodução desses organismos vão aos poucos modificando o local. Os liquens, por exemplo, produzem ácidos que ajudam a desagregar as rochas. As raízes de plantas que crescem nas fendas das rochas irão contribuir para isso.
  3. A medida que morrem, esses organismos enriquecem o solo em formação com matéria orgânica e, quando ela se decompõe, o solo se torna mais rico em sais minerais. Outras plantas, que necessitam de mais nutrientes para crescer, podem então se instalar no local. Começa a ocorrer o que se chama de sucessão ecológica: uma série de organismos se instala até que a vegetação típica do solo e do clima da região esteja formada.

O que existe no solo
Há muitos tipos de solo. A maioria deles é composta de areia e argila, vindas da fragmentação das rochas, e de restos de plantas e animais mortos (folhas, galhos, raízes, etc.). Esses restos estão sempre sendo decompostos por bactérias e fungos, que produzem uma matéria orgânica escura, chamadas húmus. À medida que a decomposição continua, o húmus vai sendo transformado em sais minerais e gás carbônico. Ao mesmo tempo, porém, mais animais e vegetais se depositam no solo e mais húmus é formado.
A decomposição transforma as substâncias orgânicas do húmus em substâncias minerais, que serão aproveitadas pelas plantas. Desse modo, a matéria é reciclada: a matéria que formava o corpo dos seres vivos acabará fazendo novamente parte deles depois de decomposta.
Vemos, então, que o solo é formado por uma parte mineral, que se originou da desagregação das rochas, e por uma parte orgânica, formada pelos restos dos organismos mortos e pela matéria orgânica do corpo dos seres vivos que está sofrendo decomposição. Vivem ainda no solo diversos organismos, inclusive as bactérias e os fungos, responsáveis pela decomposição da matéria orgânica dos seres vivos.
Nos espaços entre os fragmentos de rochas, há ainda água e ar - ambos importantes para o desenvolvimento das plantas.
 
Por baixo da camada superficial do solo encontramos fragmentos de rochas. Quanto maior a profundidade em relação ao solo, maiores são também os fragmentos de rocha.
O ser humano retira recursos minerais das camadas abaixo do solo. Parte da água da chuva, por exemplo, se infiltra no solo, passando entre os espaços dos grãos de argila e de areia. Outra parte vai se infiltrando também nas rochas sedimentares e em fraturas de rochas, até encontrar camadas de rochas impermeáveis. Formam-se assim os chamados lençóis de água ou lençóis freáticos, que abastecem os poços de água.
Finalmente, na camada mais profunda da crosta terrestre, encontramos a rocha que deu origem ao solo - a rocha matriz.




caatinga

 Caatinga(do tupi:caa(mata)+tinga(branca)=mata branca)  é  o unico bioma exclusivamente brasileiro que significa que grande parte de seu patrimonio biologico nao pode ser encontrado em nenhum lugar do planeta .A caatinga que apresenta vegetaçao tipica de regioes semi-aridas com perca de folhagem pela vegetaçao durante a estaçao seca.Anterioramente  acreditava-se que a caatinga seria o resultado da degradaçaode formaçoes da vegetais mais exuberantes como a mata atlantica e a floresta amazonica .A caatinga ocupa uma area de cerca de 850.000 km  cerca de 10% do territorio nacional .Quanto a flora foram registradas ate o momento cerca de 1000 especies ,estimando-se que haja um total de 2000a 3000 plantas .Com relaçao a fauna ,esta depaureada  com baixas desindades de individuos e poucas especies edemicas.
DE; Kariny Tozzi      e   Yasmim   Maria                                                                                          

Dominio Amazonico


Domínio amazônico
É formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais eplanaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorialAmazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelogrande potencial hidrelétrico.
Apresenta grave problema de degradação ambiental,representado pelas queimadas e desmatamentos.
O governo brasileiro, por meio do Programa Piloto para aProteção das Florestas Tropicais do Brasil, adotará o ecotu-rismo ea biotecnologia como formas de desenvolver a Amazônia, preservando-a.









Rocha Magmatica


     Mármores,Granitos,Ardosia.

Estas pedras, que se confundem na aparência, têm usos distintos em função de suas características próprias, cuja origem encontra-se na sua composição: o granito é uma rocha magmática formada de quartzo, feldspato e mica, com dureza acima de 6 na escala Mohs, enquanto o mármore é o nome de qualquer rocha carbonática de origem sedimentar ou metamórfica, composta de calcita ou dolomita, com dureza 3, o que o torna mais macio e, portanto, menos resistente a riscos que o granito.

     Outro fator que limita o uso do mármore é o carbonato presente em sua constituição, substância que reage com ácidos, mudando de cor.

     Ambas podem ter acabamento lisos ou ásperos, dependendo do uso pretendido.

     Na limpeza da obra, não deve ser aplicado nenhum tipo de removedor químico, o que pode causar manchas na pedra.

O granito recém-assentado deve ser limpo com palha de aço fina e, depois, varrido. Para o mármore, somente espátula e vassoura de pêlo devem ser utilizadas. Em ambos os casos, recomenda-se proteger a superfície com plástico bolha até o final da construção.

Aqüífero Guarani

Aqüífero Guarani

O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000l Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²).
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
Localização do Aqüífero Guarani

Esse reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos).  É constituído pelos sedimentos arenosos da Formação Pirambóia na Base (Formação Buena Vista na Argentina e Uruguai) e arenitos Botucatu no topo (Missiones no Paraguai, Tacuarembó no Uruguai e na Argentina).

A espessura total do aqüífero varia de valores superiores a 800 metros até a ausência completa de espessura em áreas internas da bacia. Considerando uma espessura média aqüífera de 250 metros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que as reservas permanentes do aqüífero (água acumulada ao longo do tempo) sejam da ordem de 45.000 Km³.

O  Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer. 

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL em 1995

I. PRINCIPAIS CARACTER�STICAS DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL.
A taxa do trabalho infantil cresce com a idade e � maior entre os meninos do que entre as meninas; essa participa��o � maior entre aqueles de cor negra ou parda; a participa��o das crian�as decresce com o n�vel de renda das fam�lias onde est�o inseridas; A taxa de participa��o do trabalho infantol , no Brasil, de menores � mais elevada na �rea rural do que na urbana; finalmente, no caso do Brasil urbano-metropolitano, as taxas de participa��o s�o mais elevadas no Sul e no Sudeste do que no Norte e no Nordeste.
Aprendendo mais:
Sobre o trabalho infantil e correto afirmar que ele ocorre em parte mais elevada;
a) ( )Entre meninos, cor negra e parda,area rural, no Sul e Sudeste
b) ( ) Entre meninos, cor branca, area urbana e Sul e Noete.
c) ( ) As duas est�o corretas.
GR�FICO 1


Aprendendo mais:
Analise o grafico e responda:
A) em que faixa etaria a maior incidencia do trabalho infantil?
�������____________________________________________________________________
A maior parte desse trabalho (79,2%) ocorre em ocupa��es t�picas da agricultura, especialmente na pequena produ��o familiar (Tabela A1). Assim, 63,2% das crian�as estavam ocupadas, naquele setor, como trabalhadores por conta pr�pria (Tabela A2). Consistentemente, 75% das crian�as que trabalham, nessa faixa et�ria, t�m o chefe de fam�lia ocupado em atividades agr�colas (Tabela A3). Vale salientar que 61% dos chefes de fam�lia onde h� registro de trabalho infantil s�o aut�nomos, e a sua maior parte est� envolvida naquela atividade (Tabela A4). Ainda nessa faixa et�ria, 51,7% dos que trabalhavam residiam nos estados do Nordeste, a maioria desenvolvendo atividades vinculadas � agricultura familiar (Gr�fico 2).
GR�FICO 2




Aprendendo mais.
Em que regi�o do Brasil h� maior incidencia do trabalho infantil , de acordo com o grafico?
__________________________________________________________________
As caracter�sticas demogr�ficas e econ�micas dos chefes de fam�lia indicam que nos domic�lios onde crian�as dos 5 aos 9 anos trabalhavam, 92% dos chefes eram homens; 57,8% eram pardos e 37% brancos; 35,4% ganhavam at� R$ 100,00 mensais; 56% sabiam ler e escrever. Ainda, 91% das crian�as que trabalhavam vinham de domic�lios onde o pai e a m�e estavam presentes .
Os dados, portanto, revelam que, no grupo dos 5 aos 9 anos, o trabalho infantil n�o � muito significativo na sua intensidade e jornada, caracterizando-se por ser uma atividade rural, localizada, em sua maior parte, no Nordeste, e predominantemente por conta pr�pria, sendo t�pica de fam�lias pobres e de baixo n�vel educacional.
GR�FICO 3

Aprendendo mais;
Analise o gr�fico 3 e 4 e escreva em que faixa etaria e sexo e ra�a se d� a maior incidencia de trabalho infantil____________________________________________________
GR�FICO 4

GR�FICO 5



Aprendendo mais
1) de acordo com o gr�fico acima em que regi�o do brasil h� mais trabalho infantil?
___________________________________________________________________
2) Defina o que � zona rural e urbnana
Grafico 6

A distribui��o regional das crian�as que trabalham indica que 47,5% localizam-se no Nordeste e 23,8% no Sudeste (Gr�fico 2). A participa��o nordestina � superior � que a regi�o det�m no total da popula��o ocupada (28,7%) . Do total de crian�as (1,48 milh�o) com domic�lio urbano, 34,1% situavam-se no Nordeste e 33,1% no Sul, revelando uma reparti��o equilibrada entre as duas regi�es (Gr�fico 5). Ressalte-se que, das crian�as que tinham domic�lio rural (1,78 milh�o), a propor��o de nordestinas � elevada (58,6%) e bem superior � da regi�o Sul (16%). Assim , os dados apontam para uma participa��o relevante de crian�as que trabalham na zona rural da regi�o Nordeste e, secundariamente, na �rea rural do Sul do pa�s.
A principal ocupa��o infantil, como evidencia o gr�fico 6, ainda � na agropecu�ria (58,3%), seguida do com�rcio (12,4%), da ind�stria e da presta��o de servi�os (11,2%). De fato, os dados mostram que 53,8% exerciam seu trabalho em fazendas, s�tios, granjas, ch�caras, entre outros e 23,1%, em lojas, f�bricas, oficinas e escrit�rios (Gr�fico 7). As crian�as desenvolvem atividades nas pequenas propriedades rurais que trabalham em regime de economia familiar, a exemplo da atividade fumageira. Nas atividades que se exercem fora da pequena produ��o familiar, tais como nas plantations de cana-de-a��car e na produ��o de carv�o vegetal, os pais utilizam o trabalho dos filhos para garantir as cotas de produ��o. Ou seja, a inser��o precoce de muitas dessas crian�as deve-se a uma decis�o de sua fam�lia que, como estrat�gia para aumentar suas cotas de produ��o e complementar a renda, utilizam o trabalho infantil no processo produtivo.
Essa estrat�gia, embora tenha uma racionalidade econ�mica imediata, como forma de assegurar a sobreviv�ncia das fam�lias, reveste-se de elevado custo social com o tempo, na propor��o em que perpetua a pobreza e a desigualdade dentro e entre as gera��es. O trabalho infantil ocorre tamb�m fora do contexto familiar e da prote��o dos pais, em oficinas, pequenos neg�cios e no trabalho dom�stico. O setor informal tamb�m absorve m�o-de-obra infantil, a exemplo de atividades exercidas na rua (com�rcio ambulante, lavadores e guardadores de autom�veis, engraxates, etc.).
GR�FICO 7


Analise o gr�fico e responda:
1) Em que atividade, de acordo com grafico 6, as crias�as brasileiras mais trabalham? Qual trabalho ela exerce?
2) O que faz uma crian�a de 10 a 14 anos em uma industria?
Os dados colhidos evidenciam que 56,6% dos menores trabalhadores n�o tinham o seu trabalho remunerado, e dos que recebiam alguma remunera��o, 88,8% ganhavam at� um sal�rio-m�nimo. Cerca de 58% das crian�as tinham jornadas de trabalho que variavam de 15 a 39 horas semanais, sendo a m�dia de 26,5 horas (Gr�ficos 8 a 10).


GR�FICO 8

Aprendendo mais:
1) Sabemos que a pessoa que trabalha por conta propria e aquela que n�o tem carteira assina,ela e a dona do seu pr�prio servi�o, de acordo com o gr�fico acima como voce acha que uma crian�a no nordeste tem seu proprio trabalho? O que ser� que ela faz ?
2) Pessoas n�o remuneradas s�o aquelas que trabalham e nao ganham nada pelo trabalho que faz, de acordo com o grafico acima , no brasil, existem crian�as que trabalham dessa forma , o que sera que elas tem em troca , se elas trabalham e n�o ganham dinheiro?
GR�FICO 09

Trabalho e educa��o s�o atividades que, no curto prazo, s�o competitivas. As crian�as, de forma geral, deveriam estar na escola e n�o no trabalho. Para melhor compreender essa quest�o, � preciso analisar a rela��o entre trabalho infantil e educa��o, inclu�da a associa��o do trabalho precoce com a evas�o escolar.

O trabalho infantil hoje


Uma das preocupa��es mundiais para aumentar a qualidade de vida da popula��o � a erradica��o do trabalho infantil. Calcula-se entre 100 e 200 milh�es de crian�as trabalhadoras no mundo.
Nos pa�ses subdesenvolvidos, a explora��o do trabalho infantil assume propor��es assustadoras, chegando a 30% das crian�as entre 10 e 14 anos. Essa explora��o n�o est� restrita apenas aos pa�ses do Sul.
Nos pa�ses da Uni�o Europ�ia, com a redu��o dos or�amentos para a educa��o, aumentou a evas�o escolar e a ida de crian�as para a economia informal.
O trabalho precoce tamb�m dificulta o acesso � educa��o, sendo uma de suas conseq��ncias o aumento do n�mero de analfabetos ou de pessoas sem a qualifica��o profissional requerida pelo mercado de trabalho nos dias atuais.
Trabalho infantil por Estado
Cerca de 5,5 milh�es de crian�as entre 5 e 17 anos fazem algum tipo de trabalho no Brasil
A Bahia � o Estado com maior n�mero de crian�as trabalhando. S�o 617.009 crian�as, muitas delas trabalhando sem as m�nimas condi��es de higiene ou seguran�a como na prepara��o do sisal ou em pedreiras, principalmente na �rea rural do Estado, onde se concentra o maior n�mero de crian�as no trabalho.

Outro Estado com grande n�mero de crian�as trabalhando � Minas Gerais, cuja capital, Belo Horizonte, tem o maior �ndice de trabalho infantil dom�stico.








Fotos de crian�as trabalhando na Bahia.



Crian�as trabalhando em Minas Gerais



Trabalho proibido


No Brasil, o emprego de adolescentes � permitido somente a partir dos 16 anos, podendo ser admitidos como aprendizes aos 14 anos.
No entanto, mais de 7 milh�es de crian�as e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhavam em 2000, segundo estat�sticas do IBGE. Eles podem ser encontrados em lavouras de cana-de-a��car, laranjais, planta��es de fumo e de sisal; em carvoarias, cer�micas, olarias e pedreiras; em tecelagens, moagem de sal e lix�es; no trabalho informal, como camel�s ou empregados dom�sticos.
A maioria n�o recebe remunera��o fixa e estima-se que mais de 400 mil meninas trabalhem como empregadas dom�sticas. O trabalho infantil � um importante fator de renda das fam�lias mais pobres e somente com programas sociais amplos ser� poss�vel retirar as crian�as dessa atividade.
Eliminar o trabalho infantil � importante n�o apenas por quest�es humanit�rias, sociais e legais. Tamb�m � um fator de negocia��o com rela��o ao com�rcio internacional. Com base no argumento de uso de trabalho infantil ilegal, pa�ses desenvolvidos t�m promovido boicotes a produtos de pa�ses emergentes e criado leis de protecionismo a seus produtos.